INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PROPOSTA DE MÉTODO PARA CONVERTER DE DIRETRIZES CLÍNICAS A UM MODELO DE PROCESSO CONCEITUAL: UM ESTUDO DE CASO PARA SEPSIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAPHAELA GASPARINI FRANCOIS DIEHL DE SOUZA

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
Catalogação:  04/05/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29839@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29839@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29839

Resumo:
Uma das principais questões dos profissionais de saúde é como aprimorar a qualidade do tratamento oferecido aos pacientes. Problemas relacionados à qualidade e altos custos nos serviços de saúde são observados não somente no Brasil, mas também em países desenvolvidos. A grande variação no processo de tratamento de uma determinada doença pode gerar erros médicos, uso excessivo de recursos e sofrimento desnecessário aos pacientes. Por esse motivo, atualmente muitas instituições ao redor do mundo desenvolvem diretrizes clínicas baseadas em evidências, com recomendações para o tratamento de diversas doenças. A utilização de diretrizes clínicas pode reduzir a variabilidade no processo de tratamento e trazer benefícios como redução da mortalidade e redução de custos. No entanto, existe uma grande dificuldade para implementação destas diretrizes. Normalmente escritas por médicos, estes documentos são de difícil leitura para não-médicos, que tem um papel importante em sua implementação, como desenvolvedores de sistema e administradores. Esta dissertação propõe um método para transformar diretrizes clínicas em um modelo de processo conceitual que possa ser implementado num software. O método proposto facilita a leitura e entendimento das recomendações presentes nestas diretrizes. A transformação das recomendações em informações de processo facilita a implantação das diretrizes em qualquer departamento hospitalar. Além disto, o método permite a comparação de recomendações propostas em diferentes publicações de diretrizes clínicas. O método proposto foi aplicado no processo de diagnóstico e tratamento da Sepse. A Sepse é uma condição grave que acomete milhões de pessoas por ano no mundo, com altos índices de mortalidade. A rapidez na identificação dos sintomas e início do tratamento adequado aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência. A intenção do método proposto nesta dissertação é aumentar a utilização de diretrizes clinicas de Sepse em hospitais. O modelo de processo conceitual apresentado no método será utilizado no desenvolvimento de uma solução tecnológica real para suportar o processo de identificação e tratamento da Sepse em hospitais. Este modelo foi construído com base na revisão da literatura de Sepse e no estudo de caso realizado em um hospital de grande porte no Brasil. O modelo desenvolvido foi validado por médicos durante o estudo de caso e por uma equipe de especialistas em desenvolvimento de sistemas hospitalares.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui