INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATO DOS SANTOS GOMES

Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador
Número do Conteúdo: 29826
Catalogação:  03/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29826

Resumo:
O presente estudo busca compreender como se deu o processo de constituição e formação do Pré-Vestibular - núcleo Vila Operária - que se localiza no município de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro) e também identificar as motivações de seus idealizadores que levaram o surgimento desse movimento social e a sua importância para a comunidade local. Os pré-vestibulares comunitários, especialmente o PVNC – Vila Operária, vêm desde a década de 1990 formando jovens da classe trabalhadora e principalmente negros, para ingressarem nas Universidades públicas e privadas (com bolsas). A prioridade desse movimento social não é só favorecer uma classe menos privilegiada a ter uma disputa mais justa nos vestibulares, mas também formar um cidadão consciente e crítico dos valores da sociedade, qualificando-a assim para o mercado de trabalho e não para uma reprodução capitalista da mais valia. A presente pesquisa utilizou o método qualitativo que busca informações relevantes sobre o PVNC – Vila Operária para assim levantar as questões pertinentes ao objeto proposto, foram utilizadas entrevistas com os protagonistas que militaram para a construção desse núcleo. Além disso, a pesquisa buscou entender o conceito de cultura e cidadania oferecido pelo núcleo – Vila Operária e sua importância social, já que para o movimento essa disciplina pode contribuir para uma mobilidade social ascendente de seus alunos e para uma busca mais direcionada de seus direitos. As ações afirmativas debatidas dentro da disciplina cultura e cidadania como uma forma de reconhecimento de uma desigualdade imposta à população negra também compõem o campo de pesquisa dessa dissertação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui