$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL: ENSAIO SOBRE O COMUM, A MULTIDÃO E AS JORNADAS DE JUNHO
Autor: JOSE MARINHO SEVES SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANO PILATTI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29819
Catalogação:  03/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29819@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29819

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é articular os eventos das Jornadas de Junho de 2013 com a recente onda de lutas globais em torno do comum. Para isso, nós nos valemos da articulação de distintos conceitos: além do próprio conceito de comum, analisamos brevemente os conceitos de bens comuns; poder constituinte e multidão. Nosso objetivo não é conduzir um estudo aprofundado desses temas, o que seria impossível, dado a sua complexidade, mas sim destacar as suas características mais marcantes e que se relacionam de forma mais clara com os levantes de junho de 2013. Para isso, ao invés de partirmos do evento (Jornadas de Junho), passando pelo seu sujeito (a multidão, imbuia da potência do poder constituinte) e chegando, finalmente, ao seu objeto (o comum) optamos por fazer o caminho oposto. Desta forma, o primeiro capítulo de nosso trabalho será dedicado à análise do comum, partindo dos conceitos tradicionais de propriedade, passando pelos bens comuns e, por fim, diferenciando-o destes conceitos. Em seguida, passamos para a análise da multidão, partindo do conflito entre imanência e transcendência, no qual Negri fundamenta a modernidade, à evolução histórica do conceito de poder constituinte e, por fim, à própria multidão. Em nosso terceiro e último capítulo, estudaremos o desenrolar das jornadas de junho, partindo de seus antecedentes até o desenrolar dos fatos e as suas conclusões, buscando traçar paralelos entre o que foi visto nas ruas e a forma multitudinária de se manifestar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui