$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS NA IMPORTAÇÃO DE MATERIAIS: ESTUDO DE CASO NA MARINHA DO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): IGOR THIAGO DE ANDRADE CESAR

Colaborador(es):  LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 29758
Catalogação:  26/04/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29758@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29758@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29758

Resumo:
O planejamento de redes logísticas surge como decisão estratégica a ser tomada na busca por aumento da eficiência operacional das empresas. O presente estudo desenvolveu uma modelagem de redes logísticas, contemplando os principais componentes de custos envolvidos no processo de importação de materiais, com enfoque nos custos de transportes, (aero)portuários e tributários, onde cada um desses componentes corresponde a um arco ou nó passível de ser utilizado no caminho ótimo. A pesquisa foi documental e o procedimento foi testado em um caso de importação pela Marinha do Brasil, baseado nos custos contratuais firmados entre os agentes envolvidos. Constatou-se que, no caso estudado, contrariando a lógica, a importação de material cujo destino era uma localidade na cidade do Rio de Janeiro/RJ seria mais econômica utilizando-se o porto situado na cidade de Paranaguá/PR e não portos no estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que deve-se analisar, prioritariamente, o custo total da rede e não apenas cada custo individualmente, já que, em diversas situações, a redução de custos portuários (por exemplo) poderá compensar o aumento dos custos de transporte e seguro nacionais e internacionais. Os custos tributários, para o caso estudado, não influenciaram no resultado final por tratar-se de órgão da administração pública direta isento de grande parte dos tributos da importação. No entanto, em regra, esses custos também devem ser considerados. Por fim, observa-se que, quanto maior o valor da carga a ser importada, mais vantajoso ficará seu envio para os terminais com menores alíquotas de armazenagem portuária.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui