INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SIMULAÇÃO DE PONTES DE FLUIDOS A PARTIR DO USO DE ELEMENTOS FINITOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE WARWAR MURAD

Colaborador(es):  MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
Número do Conteúdo: 29624
Catalogação:  10/04/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29624@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29624@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29624

Resumo:
Pontes de fluidos são estruturas formadas pela ação das forças capilares presentes na interface de dois fluidos (ar-fluido). Atualmente existem diversos trabalhos que visam estudar o seu comportamento por conta do tema possui diversas áreas de aplicação (desde o campo biomédico até aplicações espaciais). Este trabalho visa, portanto, não só descrever, simular e analisar o comportamento dessas estruturas como também adaptar o modelo unidimensional (na qual o fluido Newtoniano está confinado entre duas placas sólidas e uma delas distancia-se da outra com velocidade constante) utilizando uma interface elástica. Por conta disso, a tensão superficial deixa de ser isotrópica e nova equações deverão ser obtidas e solucionadas. Para isso serão usadas técnicas numéricas adequadas para que o resultado final esteja de acordo com a realidade. Os resultados mostram que fluidos com viscosidades mais elevadas geram mais estabilidade para a estrutura e necessitam de maior tempo para a quebra da ponte. Além da viscosidade, a velocidade da placa superior, volume inicial e fator de elasticidade são importantes durante toda a simulação. Por fim, é mostrado que o tempo de quebra tende a se comportar como uma exponencial com base no fator de elasticidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui