$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: É PEGAR OU LARGAR: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS DE ESTRUTURAS COMPOSTAS A PARTIR DO VERBO PEGAR E SEUS DIFERENTES USOS NA LÍNGUA PORTUGUESA FALADA NO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THAIS TIBURCIO DUQUE

Colaborador(es):  ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 29598
Catalogação:  05/04/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29598@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29598@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29598

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo propor a análise de estruturas compostas a partir do verbo pegar e seus diferentes usos na Língua Portuguesa falada no Brasil. A teoria escolhida para embasar este trabalho está intimamente ligada ao Funcionalismo, mais especificamente aos pressupostos teóricos da Gramática Funcional de Michael A. K. Halliday, que observa a forma como a língua é usada por seus falantes. A metodologia utilizada na pesquisa tem base qualitativa, ou seja, foi feita uma análise conceitual das ocorrências do verbo pegar em expressões do português do Brasil. Contudo, alguns dados foram analisados levando-se em consideração sua frequência de uso em ambientes formais ou informais de comunicação. A partir desse estudo, esperamos estabelecer uma relação entre semântica e pragmática, a fim de possibilitar ao falante-aprendiz uma maior aproximação da fala materna e uma melhor interpretação nas diferentes situações de comunicação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui