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Título: É PEGAR OU LARGAR: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS DE ESTRUTURAS COMPOSTAS A PARTIR DO VERBO PEGAR E SEUS DIFERENTES USOS NA LÍNGUA PORTUGUESA FALADA NO BRASIL
Autor: THAIS TIBURCIO DUQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29598
Catalogação:  05/04/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29598@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29598@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29598

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo propor a análise de estruturas compostas a partir do verbo pegar e seus diferentes usos na Língua Portuguesa falada no Brasil. A teoria escolhida para embasar este trabalho está intimamente ligada ao Funcionalismo, mais especificamente aos pressupostos teóricos da Gramática Funcional de Michael A. K. Halliday, que observa a forma como a língua é usada por seus falantes. A metodologia utilizada na pesquisa tem base qualitativa, ou seja, foi feita uma análise conceitual das ocorrências do verbo pegar em expressões do português do Brasil. Contudo, alguns dados foram analisados levando-se em consideração sua frequência de uso em ambientes formais ou informais de comunicação. A partir desse estudo, esperamos estabelecer uma relação entre semântica e pragmática, a fim de possibilitar ao falante-aprendiz uma maior aproximação da fala materna e uma melhor interpretação nas diferentes situações de comunicação.

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