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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O CAMPO MINADO DA REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO Autor: EDUARDO MIRANDA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA FOLLAIN (VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29541
Catalogação: 31/03/2017 Liberação: 17/04/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29541&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29541&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29541
Resumo:
Título: O CAMPO MINADO DA REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO Autor: EDUARDO MIRANDA SILVA
Nº do Conteudo: 29541
Catalogação: 31/03/2017 Liberação: 17/04/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29541&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29541&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29541
Resumo:
Esta tese volta-se para a problematização do papel do cineasta como tradutor de demandas sociais no cinema brasileiro contemporâneo, tendo em vista o que se convencionou chamar, a partir dos anos de 1970, de virada antropológica da narrativa cinematográfica. Investiga-se a construção da narrativa em primeira pessoa na ficção do cinema brasileiro pós Retomada, levando em conta a crítica que se fez à voz do saber e ao uso da terceira pessoa, predominantes no discurso do Cinema Novo: isto é, num período em que as artes caminhavam em consonância com um projeto coletivo e igualitário de nação. No intuito de refletir sobre a relação entre opções estéticas e políticas no que diz respeito às práticas de enunciação, a tese privilegiou filmes baseados em obras literárias que suscitam o questionamento do lugar de fala do narrador (A Hora da
estrela, Abril despedaçado e Cidade de Deus) e pares de filmes a partir dos quais se pode caracterizar o movimento pendular da produção contemporânea entre o cineasta-intelectual que arroga para si o papel de falar sobre e pelo outro e o cineasta-etnógrafo que cede espaço para a fala do outro de classe. Os pares Tropa
de elite e Notícias de uma guerra particular, Carandiru e O Prisioneiro da grade de ferro e, por último, Cinco vezes favela e 5X favela – Agora por nós mesmos foram analisados à luz das questões levantadas.
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NA ÍNTEGRA |