$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DESENVOLVIMENTO DE UM APARATO PARA VISUALIZAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE MOTOCICLETAS EM ESCALA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BRUNO RIBEIRO RATTON

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 29512
Catalogação:  28/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29512@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29512

Resumo:
A origem da motocicleta pode ser considerada no ano de 1867 com o aparecimento da primeira bicicleta motorizada construída por Sylvester Howard Roper. O protótipo de motocicleta consistia em um quadro de madeira com duas rodas, alimentado por um motor de dois cilindros movido à queima de carvão. Esta máquina foi a primeira tentativa bem-sucedida de motorizar um veículo de duas rodas. Desde o modelo primitivo, a motocicleta evoluiu para se tornar um veículo bastante complexo. Devido à sua versatilidade, as motos têm alcançado um papel importante na vida diária moderna. Cada ano a demanda de diferentes modelos desses veículos aumenta à medida que novas aplicações e necessidades surgem, tais como transporte, lazer e esportes. Este aumento da procura de melhores veículos de duas rodas tem levado a modelos muito especializados e motivou estudos sobre as motocicletas. Apesar dos esforços para melhorar as motocicletas, elas ainda apresentam, sob certas condições, problemas comportamentais que induzem efeitos desestabilizadores. Portanto, estudos do comportamento dinâmico da motocicleta contribuem para uma melhor compreensão dos seus movimentos. O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um aparato, inexistente no mercado, que permita a visualização e o estudo dos movimentos e efeitos da dinâmica de uma motocicleta em escala. Para a realização deste projeto, foi necessário testar primeiramente o software, através da criação de modelos 3D e simulações para que houvesse certeza de que os efeitos gerados pelos movimentos da motocicleta, em especial seus efeitos giroscópicos, seriam considerados na programação do software. Após realizados esses estudos e seus resultados analisados, pode-se afirmar que o software em questão é capaz de realizar as simulações futuras de maneira a obedecer aos comportamentos físicos esperados. Por fim, o aparato foi projetado através de análises e modificações nas versões anteriores. Esta nova versão desenvolvida permite que a moto realize os movimentos de rolagem (roll), arfagem (pitch) e o movimento de guinada (yaw), antes não permitido. Considerando a base do aparato, foi projetado um sistema que permite um movimento de rotação do aparato em torno de um eixo fixo, conforme a moto execute movimento similar ao de realizar uma curva. Ao fim do trabalho, apesar de não ter sido possível realizar a construção do aparato para testá-lo, o modelo desenvolvido se mostra capaz de atender a todas as exigências de projeto, sendo apresentado todo o detalhamento dos componentes e montagens necessário para sua construção.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui