$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O SUBLIME E A MÚSICA EM ADORNO
Autor: HARRISON SILVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PEDRO DUARTE DE ANDRADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29501
Catalogação:  27/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29501@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29501@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29501

Resumo:
O presente texto propõe verificar o sublime e a música em Adorno. Para tanto, três objetivos centrais serão seguidos. O primeiro visa verificar o surgimento do sublime. De objeto de investigação filosófica do tratado Do Sublime atribuído à Longinus e a posterior tradução, por Boileau, avançaremos para a sua recepção e repercussão na Inglaterra oitocentista, especificamente, Burke. Em seguida, analisaremos o sublime em Kant, visando dialogar com as considerações adornianas a cerca do sublime, configurado pelo filósofo como enigma, e as obras de vanguardas artísticas, a Nova Música. O segundo objetivo debruça-se sobre a Nova Música, verificando sua contribuição para o entendimento do sublime em Adorno. Para tanto, analisaremos as possíveis ligações e desdobramentos presentes nesta nova proposta radical musical, denominada por Adorno, de esfera despadronizada, quando, comparadas à esfera de obras musicais, ditas, padronizadas. Formularemos a hipótese de que a Nova Música esteja imbricada, tanto com o sublime em Burke, notadamente, via expressionismo musical, bem como, com o sublime matemático kantiano, dada à incomensurabilidade de suas possibilidades composicionais advindas do dodecafonismo schonberguiano, para finalmente receber, em Adorno, o tratamento de enigma. O terceiro e último objetivo foca no fetichismo musical e o seu desdobramento em regressão auditiva, decorrência principal, nas artes musicais, da Indústria Cultural. Mediante tal análise, aventaremos a hipótese, de que a regressão auditiva, paradoxalmente aos sombrios prognósticos adornianos, descortinou também, os novos rumos para a música ocidental. Através da liberação das dissonâncias e do uso da série, advindas da mesma Segunda Escola de Viena, surgiram os movimentos de música concreta, eletrônica e eletroacústica, permitindo-se um novo tratamento musical para o ruído, transformando-o assim, no mais novo elemento composicional. As conclusões centralizam-se na questão principal da categoria estética artística musical, o sublime. Por meio de sua análise, interpretação e entendimento, permite-se uma aproximação ao tratamento dado por Adorno a certas obras musicais, sinalizadas pelo filósofo, como pertencentes ao âmbito do sublime musical. Esperamos contribuir, com esta pesquisa, para uma maior aproximação com o sublime e a crítica musical em Adorno.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui