INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: WEARABLES, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE DESENVOLVIMENTO E MOVIMENTAÇÃO CORPORAL: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN EM PARCERIA COM O GRUPO DO IPCEP (INSTITUTO DE PSICOLOGIA CLÍNICA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NATALIA CHAVES BRUNO

Colaborador(es):  JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS - Orientador
HUGO FUKS - Coorientador
Número do Conteúdo: 29495
Catalogação:  24/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29495@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29495@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29495

Resumo:
Os wearables são dispositivos computacionais que têm como suporte e principal fonte de dados o corpo do usuário e são frequentemente aplicados na área da saúde associado ao cuidado e mapeamento de informações de pessoas com algum tipo de necessidade especial. A presente pesquisa é o desdobramento do projeto de conclusão em graduação em Design da pesquisadora, no qual foi desenvolvida uma coleção de vestimentas interativas para um grupo de deficientes intelectuais (DIs). A partir do posicionamento positivo da musicoterapeuta parceira, que identificou avanço nas áreas musical, espacial e motora dos pacientes que utilizaram as vestes, emergiu o interesse no aprofundamento da pesquisa. Na projeto em parceria com o grupo de DIs e no levantamento de dados relacionados a esse diagnóstico, constatou-se a escassez da movimentação corporal como um quadro característico desta patologia. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre wearables (computadores vestíveis) e a movimentação corporal de pessoas com deficiência intelectual. Partimos do premissa de que os wearables desenvolvidos no IPCEP apoiam o aumento da movimentação corporal dos pacientes. Diante do problema específico identificado em contexto particular, o trabalho foi desenvolvido com o método da pesquisa-ação em três ciclos iterativos, onde a partir da introdução de objetos de intervenção, a relação entre a interatividade no suporte têxtil e a movimentação corporal do grupo no IPCEP foi investigada. Concluímos compreendendo que os wearables introduzidos no contexto agiram principalmente como estímulo para a movimentação dos membros superiores dos pacientes observados, atuando como órteses articuladas de mobilização.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui