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Coleção Digital
Título: O EMPREGO DE EXPRESSÕES DE AGRESSIVIDADE E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): GLAUCIA TEMPERINI UBALDO TORRES
Colaborador(es): ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 29463
Catalogação: 22/03/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29463@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29463@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29463
Resumo:
Título: O EMPREGO DE EXPRESSÕES DE AGRESSIVIDADE E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): GLAUCIA TEMPERINI UBALDO TORRES
Colaborador(es): ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 29463
Catalogação: 22/03/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29463@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29463@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29463
Resumo:
O objetivo desse trabalho é verificar o emprego de expressões de agressividade, mostrando que elas têm diferentes funções, significados e usos. Além disso, mencionar a dificuldade que os aprendizes de LE ou L2 têm no uso dessas estruturas que envolvem emoções e sentimentos. Por essa razão, na maioria das vezes, os aprendizes não percebem e nem sentem o real significado dessas expressões. Portanto, eles têm dificuldades para usá-las e quando resolvem colocá-las em prática, não utilizam de forma natural e espontânea. Isso acontece, devido à falta de conhecimento dos seus usos, do próprio valor semântico que elas carregam, de fatores culturais e até mesmo como esse indivíduo sente e vive essa língua alvo. Apesar dessas expressões serem importantes em situações complexas e específicas na vida cotidiana desses aprendizes, em geral, esse tema não é abordado adequadamente durante as aulas de PL2E ou L2. Em relação à pesquisa, os dados foram coletados de oito episódios de diferentes programas na tv e no Youtube. A pesquisa coletou dados de falantes nativos para mostrar algumas expressões e os seus usos. A análise foi baseada em conceitos da Sociolinguística interacional, interculturalismo e de noções básicas da psicanálise para mostrar porque existe essa dificuldade e como os professores de PL2E ou L2 podem desenvolver estratégias para trabalhar essa tema.
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