$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O EMPREGO DE EXPRESSÕES DE AGRESSIVIDADE E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GLAUCIA TEMPERINI UBALDO TORRES

Colaborador(es):  ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 29463
Catalogação:  22/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29463@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29463@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29463

Resumo:
O objetivo desse trabalho é verificar o emprego de expressões de agressividade, mostrando que elas têm diferentes funções, significados e usos. Além disso, mencionar a dificuldade que os aprendizes de LE ou L2 têm no uso dessas estruturas que envolvem emoções e sentimentos. Por essa razão, na maioria das vezes, os aprendizes não percebem e nem sentem o real significado dessas expressões. Portanto, eles têm dificuldades para usá-las e quando resolvem colocá-las em prática, não utilizam de forma natural e espontânea. Isso acontece, devido à falta de conhecimento dos seus usos, do próprio valor semântico que elas carregam, de fatores culturais e até mesmo como esse indivíduo sente e vive essa língua alvo. Apesar dessas expressões serem importantes em situações complexas e específicas na vida cotidiana desses aprendizes, em geral, esse tema não é abordado adequadamente durante as aulas de PL2E ou L2. Em relação à pesquisa, os dados foram coletados de oito episódios de diferentes programas na tv e no Youtube. A pesquisa coletou dados de falantes nativos para mostrar algumas expressões e os seus usos. A análise foi baseada em conceitos da Sociolinguística interacional, interculturalismo e de noções básicas da psicanálise para mostrar porque existe essa dificuldade e como os professores de PL2E ou L2 podem desenvolver estratégias para trabalhar essa tema.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui