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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INTERAÇÃO DESIGN-EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CAMPO A PARTIR DO JOGO NA PISTA DO MELHOR CAMINHO Autor: ANDREA DE LENNHOFF PEREIRA REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29435
Catalogação: 20/03/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29435@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29435@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29435
Resumo:
Título: INTERAÇÃO DESIGN-EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CAMPO A PARTIR DO JOGO NA PISTA DO MELHOR CAMINHO Autor: ANDREA DE LENNHOFF PEREIRA REIS
Nº do Conteudo: 29435
Catalogação: 20/03/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29435@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29435@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29435
Resumo:
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre as possibilidades de interação Design-Educação na contemporaneidade e tem como questão norteadora a visão de alunos e de professores sobre o uso de jogos em situações de ensino-aprendizagem. Em uma cultura na qual os comportamentos são cada vez mais influenciados pelos ambientes digitais, repensar o formato tradicional da sala de aula e buscar abordagens pedagógicas sintonizadas com as novas demandas da sociedade tem sido preocupação constante da área educacional. Neste contexto, os jogos aparecem como importante recurso dos processos de ensino-aprendizagem, por trabalhar aspectos como pensamento reflexivo e trabalho colaborativo. O papel do design na criação de jogos e ambientes de aprendizagem capazes de trabalhar os aspectos citados acima, de forma eficaz e lúdica, transcende o aspecto meramente estético. Este estudo parte do pressuposto de que existem características do Design que são também inerentes à contemporaneidade. Essas características possibilitam uma ampliação da atuação do Design e a intensificação do seu diálogo com outras áreas. Uma articulação entre os pensamentos sobre Design de autores como Argan, Bomfim e Forty, entre outros, e as definições de Modernidade Líquida de Bauman e de Cibercultura de Lévy é desenvolvida e aponta para a pertinência do diálogo Design - Educação na atualidade. Na pesquisa de campo, as entrevistas realizadas com os professores e a dinâmica conduzida com alunos confirmaram a necessidade de a sala de aula ser repensada e os benefícios do uso de jogos nas situações de ensino-aprendizagem. Entretanto, mostraram também que o conhecimento dos entrevistados sobre o papel do Design é, com frequência, limitado ao seu caráter estético. Esse desconhecimento do potencial do Design contribui para que a interação Design–Educação ainda seja pouco explorada.