INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: COMPORTAMENTO DE UM SOLO EXPANSIVO MELHORADO COM CAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): INGRID MILENA REYES MARTINEZ BELCHIOR

Colaborador(es):  MICHELE DAL TOE CASAGRANDE - Orientador
JORGE GABRIEL ZORNBERG - Coorientador
Número do Conteúdo: 29430
Catalogação:  20/03/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29430@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29430@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29430

Resumo:
Os principais objetivos desta pesquisa são investigar o efeito da cal hidratada (HL) no comportamento de um solo expansivo, Eagle Ford do Texas (USA), e medir a eficiência do tratamento com cal sobre a redução da expansão através de variações das condições de preparação das amostras. Este estudo envolveu ensaios edométricos e ensaios de centrífuga, que é uma nova técnica desenvolvida pela Universidade do Texas em Austin (EUA). Até o presente trabalho, nenhum estudo tem sido desenvolvido usando esta centrífuga para analisar a redução da expansão em solos expansivos estabilizados. Além disso, nenhum estudo tem medido o melhoramento da eficiência do tratamento com cal devido às variáveis controladas durante a preparação das misturas solo-cal (ou seja, umidade, densidade, período entre a mistura e a compactação e tempo de cura), como também da tensão aplicada. Este trabalho também incluiu investigações sobre modificações das propriedades geotécnicas, composição mineralógica e constituição microestrutural, devido à adição de cal. A partir da análise das curvas de expansão vs. tempo, três valores foram definidos para examinar o comportamento expansivo: o potencial expansivo (Sp) e as inclinações de expansão primária (PSS) e secundária (SSS). A avaliação da eficiência do tratamento com cal, quantificada através do parâmetro Razão da Redução do Potencial Expansivo (SPR), indica: (i) eliminação de 97 por cento de Sp com 4 por cento de HL; (ii) melhoramento do SPR pelo aumento do tempo de cura; (iii) efeito adverso na SPR de períodos longos entre mistura e a compactação; (iv) possibilidade de diminuir a dosagem de cal necessária para reduzir a expansão através do aumento da umidade de compactação e/ou redução da densidade seca de compactação; e (v) dependência da dosagem da cal para prevenir a expansão no nível-g.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui