$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE INOVATIVA DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: APLICAÇÃO DE MÉTODOS MULTICRITÉRIO FUZZY DE APOIO À DECISÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSE EDUARDO DE OLIVEIRA TRINDADE

Colaborador(es):  MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - Orientador
REINALDO CASTRO SOUZA - Coorientador
Número do Conteúdo: 29381
Catalogação:  14/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29381@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29381@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29381

Resumo:
Na perspectiva de estimular o aprimoramento do processo de gestão da inovação pelas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras e contribuir para formulação ou revisão de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTeI) voltadas para esse segmento, a presente dissertação tem como objetivo geral propor um modelo para monitorar e avaliar a capacidade inovativa de MPMEs. A pesquisa pode ser considerada descritiva, metodológica e aplicada. A partir dos resultados da revisão bibliográfica e documental sobre os temas centrais da pesquisa, desenvolveu-se um modelo para mensuração e avaliação da capacidade inovativa de MPMEs, com base na integração de dois métodos multicritério fuzzy de apoio à decisão – Fuzzy Analytical Hierarchy Process (FAHP) e Fuzzy Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution (FTOPSIS). Visando demonstrar a aplicabilidade desse modelo no contexto das MPMEs e explicitar seus diferenciais metodológicos em comparação a outros métodos de apoio à decisão, não combinados com a teoria de conjuntos fuzzy, realizou-se um estudo junto a 15 MPMEs participantes do Programa NAGI da PUC-Rio. Destacam-se como principais contribuições da pesquisa um modelo para mensuração e avaliação da capacidade inovativa de MPMEs, que considera a complexidade, subjetividade e incerteza como características inerentes a essa atividade, e um conjunto de indicadores compostos associados às três dimensões de capacidade inovativa contempladas no modelo proposto.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui