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Título: NEM TE CONTO: A MULTIFUNCIONALIDADE DO ELEMENTO NEM APLICADA AO ENSINO DE PL2E
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VITOR MARCONI DE SOUZA

Colaborador(es):  ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 29343
Catalogação:  08/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29343@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29343@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29343

Resumo:
Nesta monografia, discute-se a multifuncionalidade do elemento nem no português brasileiro através da análise sintática e semântica de expressões idiomáticas contendo nem, nem que e que nem. No corpus utilizado, constata-se que a estrutura comparativa que nem é predominante no português oral informal do Rio de Janeiro e menos frequente na modalidade escrita e que as expressões analisadas possuem diferentes funções e composições sintáticas. Este trabalho também aborda estratégias para o ensino de que nem e algumas expressões idiomáticas a estrangeiros aprendendo português como segunda língua.

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