INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EMPRESAS LIGADAS À ECONOMIA DE COMUNHÃO: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO CONJUNTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSANE GOMES WEBER OLIVEIRA

Colaborador(es):  MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador
ROBERTO CINTRA MARTINS - Coorientador
Número do Conteúdo: 29296
Catalogação:  06/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29296@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29296@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29296

Resumo:
A Economia de Comunhão - EdC é uma proposta alternativa à lógica econômica da produção pela produção e compreende uma rede mundial de pessoas e iniciativas empresariais, fundamentadas na cultura da partilha, ou seja, da comunhão de recursos naturais, materiais e espirituais, que serão colocados em circulação no tecido social, tendo em vista a fraternidade universal. Trata-se de uma linha de gestão empresarial, inspirada na espiritualidade do Movimento dos Focolares, que requer a valorização dos funcionários, uma gestão participativa, o respeito à natureza e à ética nos relacionamentos com os stakeholderse com a administração pública e concorrente, reclamando assim, a legalidade. A tese propõem que é possível, desenvolver uma estrutura reticular e uma forma de atuação conjunta para a EdC que permita seu desenvolvimento frente aos desafios apresentados pelo ambiente turbulento (EMERY e TRIST,1965),ou seja, complexo, incerto e marcado pela interdependência entre as partes,que caracteriza o mundo atual, com base na teoria da Ecologia Organizacional proposta por Trist(1976). A teoria da Ecologia organizacional propõe um tipo de estrutura reticular flexível, onde o foco não se encontra em uma única organização, mas em um campo mais extenso que extrapola as relações transacionais. Essa abordagem tem como base a auto-regulação das partes e a constante negociação. Sugere-se a utilização da metodologia de pesquisa-ação, cuja dinâmica guarda estreita correlação com a experiência de EdC até então vivenciada. O caráter dinâmico da EdC requer uma contínua revisão dos resultados alcançados, como preconiza o Planejamento Adaptativo que, unindo teoria a prática, fomenta o aprendizado e a gestão do conhecimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui