$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: IMPREGNAÇÃO DO BAMBU DENDROCALAMUS GIGANTEUS UTILIZANDO NITRATO DE COBRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICHARD BRYAN MAGALHAES SANTOS

Colaborador(es):  SONIA LETICHEVSKY - Orientador
ROBERTO RIBEIRO DE AVILLEZ - Coorientador
Número do Conteúdo: 29272
Catalogação:  03/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29272@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29272

Resumo:
Devido a uma maior preocupação com o meio-ambiente e materiais renováveis, e também a algumas de suas propriedades naturais; o bambu tem chamado atenção de engenheiros e cientistas dos ramos da civil e de materiais. Dentre essas propriedades podemos destacar: sua alta resistência à tração - comparável àquela do aço -, uma estrutura tubular reforçada por segmentos, que resulta em menor peso e providencia uma resistência a fraturas e flambagem, é um isolante térmico natural, o que auxilia na manutenção da temperatura no interior da construção. Ademais, ele é fácil de ser produzido, gera uma grande quantidade de O2 e ajuda a fixar CO2, sendo dessa maneira não apenas um bom material, mas também um material sustentável. Um dos contrapontos, todavia, é o fato de que, como todo material biológico, ele está sujeito à degradação de agentes bacterianos e fúngicos. O presente trabalho visa à síntese e impregnação subsequente de nanopartículas de cobre no bambu de modo a aumentar sua resistência a agentes biológicos. Um trabalho anterior do grupo indica que isso pode ser alcançado com o uso de nanopartículas de prata. O método a ser descrito propõe uma variação do método anterior, visto que o cobre, assim como seu óxido, também é conhecido pelos seus efeitos antimicrobicida e antifungicida e são mais baratos. Os materiais preparados foram caracterizados através de difração de raios-X e microtomografia de raios-X. Através de difração de raios-X observou-se que embora o cobre metálico não tenha sido obtido, foi possível, a partir do nitrato de cobre, produzir óxido de cobre I, bem como as fase triidroxi nitrato de cobre II e Cu4O3. Também foi feita uma avaliação da estrutura dos bambus pós-impregnação por microtomografia de raios-X, sendo possível observar uma penetração preferencial pelos canais xilema e floema do bambu. Foi possível obter nanopartículas de óxido de cobre I (Cu2O) de diâmetro na faixa de 25 nm – 41 nm e nanopartículas de paramelaconita (Cu4O3) de diâmetro 9 nm – 12 nm, conforme observado pelos resultados obtidos por difração de raios-X.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui