$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A IMAGEM DO CORPO E OPÇÃO PELOS FRACOS (1 COR 12,14-27): EMBRIÃO DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Autor: JOEL ANTONIO FERREIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 29261
Catalogação:  02/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29261@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29261@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.29261

Resumo:
Os membros do corpo que parecem mais fracos são os mais necessários, e aqueles que parecem menos dignos de honra do corpo são os que cercamos de maior honra, e nossos membros que são menos decentes, nós os tratamos com mais decência (1 Cor 12,22-23). Esta pequena citação retrata a espinha dorsal que sustentou todo o texto da Primeira Epístola aos Coríntios: a opção preferencial pelos mais fracos . Nessa metáfora do corpo humano, Paulo estava falando da comunidade cristã de Corinto. Ao definir os mais fracos como menos dignos de honra , como menos decentes , o Apóstolo estava, possivelmente, olhando os pobres e os escravos de Corinto e de todo o Império Romano. Diante da sociedade profundamente injusta, o Apóstolo mostrou a sua posição: Os mais fracos são os mais necessários. Os menos dignos de honra, nós os cercamos de mais honra. Os menos decentes, nós os tratamos com mais decência. A opção existencial e pastoral de Paulo pelos fracos , os que estavam abaixo da pirâmide imperial, era claríssima. Aqui temos um dos embriões da Teologia da Libertação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui