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Título: CONCEPÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE ELEVAÇÃO PARA LINHAS FLEXÍVEIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FABRICIO CIOTTI CHAMMA

Colaborador(es):  CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA - Orientador
Número do Conteúdo: 29257
Catalogação:  24/02/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29257@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29257@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29257

Resumo:
Neste trabalho tem-se como objetivo a concepção, o dimensionamento e a avaliação estrutural de um clamp adaptável a diversos diâmetros de linhas flexíveis. Na indústria do petróleo este tipo de equipamento de elevação já é utilizado, mas ainda encontra algumas limitações, especialmente com referência a restrição de aplicação aos diâmetros das linhas suportados pelos clamps hoje disponíveis, e que são dimensionados para um único diâmetro de conector. Como apresentado no desenvolvimento do trabalho, o pré-dimensionamento do equipamento foi realizado através de cálculos analíticos do dimensionamento do parafuso com pré-carga, baseado no Shigley (1), e de olhal, baseado na norma N-2683 ( Estruturas Oceânicas - Olhal de Içamento - Dimensionamento REV. B DEZ/2010) da Petrobras (2). Também, com auxílio do software Ansys Workbench 14.5, foram feitas análises de avaliação do dimensionamento por elementos finitos considerando-se a condição mais desfavorável da carga gerada pelo peso da linha, objetivando determinar a capacidade máxima dinâmica do clamp. Os resultados deste trabalho comprovam a integridade estrutural do conceito de clamp criado e desenvolvido por este projeto, estando este em cumprimento com os requisitos estabelecidos por códigos e normas reconhecidos internacionalmente, como Lloyds (3) e DNV (4), que determinam um limite de tensões admissíveis que o componente analisado deve resistir quando em operação.

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