INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: APLICABILIDADE DO MODELO DE PORTFÓLIO DE KRALJIC, ADAPTADO POR GELDERMAN E VAN WEELE, NA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA INDÚSTRIA DE ÓLEO E GÁS: ESTUDO DE CASO TBG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): UBIRATAN IGUATEMY SARDINHA

Colaborador(es):  LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Catalogação:  17/02/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29185@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29185@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29185

Resumo:
A função de compras tem exercido um papel importante no desempenho financeiro das empresas, uma vez que o valor de compras e contratação de bens e serviços tem se apresentado como parcela significativa nos demonstrativos de resultados, e por isso vem merecendo, cada vez mais, a atenção dos gestores como atividade estratégica. Nesse contexto a atividade de compras tem ampliado a sua atuação no processo de aquisição ou contratação não apenas com foco no valor dos produtos e serviços, mas também no relacionamento com o mercado fornecedor desses. O modelo de portfólio de Kraljic, apresentado em 1983, traduz bem o tema estratégia de fornecimento, quando classifica todos os itens de compras e contratação em termos de impacto no lucro e risco de fornecimento gerando quatro grupos de itens associados aos seus mercados. Embora com aceitação cada vez maior, o modelo de portfólio de Kraljic tornou-se alvo de críticas, das quais destacamos a subjetividade na medição das dimensões da matriz na etapa de classificação dos itens de compras. Nesta dissertação foi enfatizada a classificação de itens de bens e serviços, primeira etapa do modelo de portfólio de Kraljic, onde procurou-se demonstrar de forma prática, através de estudo de caso em uma empresa da indústria de óleo e gás, a aplicação de um método de medição, chamado um-por-um, que define com rapidez e objetividade a medida alta e baixa para o risco de fornecimento e impacto no lucro, com vistas ao seu posicionamento em um dos quatro grupos de itens. Procurou-se ainda apresentar evidências da possibilidade de emprego do modelo de portfólio de compras em empresa cujas compras e contratações são regidas pelo Decreto 2745/98, Regulamento do Procedimento Licitatório Simplificado da Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui