INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: APLICAÇÃO DE UM MODELO DO CUSTO PARA SERVIR EM UMA EMPRESA DE PETRÓLEO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LILIAN VILELA BORGES DE MIRANDA

Colaborador(es):  LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
MARCELO MACIEL MONTEIRO - Coorientador
Número do Conteúdo: 29180
Catalogação:  17/02/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29180@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29180@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29180

Resumo:
Atualmente, todas as frentes de mercado estão altamente competitivas, o que remete a necessidade das empresas se adequarem a esta competição, otimizando seus processos, visando principalmente à redução dos seus custos. Historicamente, a gestão de custos de uma companhia sempre teve um foco contábil, principalmente para o atendimento dos requisitos fiscais e tributários. O ponto é que este tipo de visão de custos não permitia e, ainda não permite uma atuação gerencial na melhoria dos processos e nem suporta adequadamente decisões operacionais, visto que agrega as informações operacionais e aloca os custos indiretos de forma aleatória. Com a necessidade de aprimoramento da gestão de custos, surgem então novas formas de alocação de custos, das quais será enfatizado o modelo de Custeio ABC (Activity Based Cost), que se propõe alocar os custos indiretos por atividade. Decorrente deste modelo, pode-se verificar a rentabilidade dos clientes através do Custo para Servir, onde após a alocação de custos pelas atividades, faz-se o direcionamento destes custos aos objetos de análise, que neste caso seria o cliente. Com isso, o presente trabalho vem propor a implementação de um modelo para medição do Custo para Servir na Cadeia Logística da Petrobras, a principal empresa de petróleo brasileira, que é considerada uma das dez maiores empresas do mundo. Assim como na maioria das empresas, a prática de gestão de custos na Petrobras não permite, por exemplo, o gestor ter uma visão operacional das falhas dos processos, assim como quais os clientes mais rentáveis ou as rotas mais dispendiosas. Alguns indicadores de custo são acompanhados, mas estes não viabilizam tais tipos de análise. Sendo assim, foram definidas as métricas de medição dos custos e seus respectivos direcionadores, bem como a modelagem de uma ferramenta de análise para a medição do Custo para Servir. Algumas simplificações foram estabelecidas em função da viabilização da implantação e pontos levantados sobre a utilização de ferramenta existente no mercado e a elaboração, pela própria empresa, de uma solução completamente customizada. O trabalho é finalizado com algumas sugestões para a implementação da ferramenta, assim como sugestões de aprofundamento e desdobramento do assunto.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui