INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AGES E STAGES QUESTIONNAIRE-BRAZIL-2011: AJUSTES À ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO ASQ-BR A CRECHES E PRÉ-ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CRISTINA MARIA TEIXEIRA SANTANA

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Número do Conteúdo: 29081
Catalogação:  08/02/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29081@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29081@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29081

Resumo:
Creches e pré-escolas podem beneficiar-se profundamente de instrumentos de triagem precisos e confiáveis. O Ages e Stages Questionnarie foi adaptado para o português brasileiro em 2010 (Filgueiras et al., 2013) e renomeado ASQ-BR. Independentemente de seus bons resultados, foram necessárias modificações em alguns de seus itens para melhorar a medida do instrumento. O objetivo do presente estudo é o de modificar tais itens e verificar se as mudanças lograram aumentar a confiabilidade do teste. Este estudo pesquisou 67.522 crianças de 972 creches públicas e pré-escolas do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados em novembro e dezembro de 2011. As mudanças nos itens foram feitas considerando-se o alfa de Cronbach e a correlação item-total do ASQ-BR. Foram calculadas a confiabilidade, dimensionalidade e correlações item-total. Quanto à dimensionalidade, 86,2 por cento das escalas do ASQ-BR-2011 foram unidimensionais. A consistência interna mostrou melhora de 2010 para 2011 com 53,8 por cento das escalas tendo aumentado o alfa contra 41,2 por cento tendo diminuído e 5,0 por cento tendo permanecido com os mesmos valores. Finalmente, 65,2 por cento dos itens modificados apresentaram melhora com base nas correlações item totais. Embora o objetivo do presente estudo tenha sido parcialmente alcançado, algumas escalas apresentaram resultados abaixo dos critérios estabelecidos. Por outro lado, as medidas do instrumento melhoraram em vários aspectos de 2010 para 2011, especialmente no domínio pessoal / social.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTO, ABSTRACT, RESUMO E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTULO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui