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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PLANEJAMENTO DO SUPRIMENTO DE PETRÓLEO: MODELOS, REFORMULAÇÕES E ALGORITMOS Autor: ROGER ROCHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29077
Catalogação: 08/02/2017 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29077@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29077@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29077
Resumo:
Título: PLANEJAMENTO DO SUPRIMENTO DE PETRÓLEO: MODELOS, REFORMULAÇÕES E ALGORITMOS Autor: ROGER ROCHA
Nº do Conteudo: 29077
Catalogação: 08/02/2017 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29077@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29077@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29077
Resumo:
A atividade de Planejamento de Suprimento de Petróleo é um elo
importante para a integração da Cadeia de Suprimento de Petróleo na
PETROBRAS, uma vez que é responsável por refinar as informações do
planejamento estratégico a ser implementado no nível operacional. Nesta
tese, esse problema é definido e explicado em detalhes e um modelo de
programação Inteira Mista é proposto para resolvê-lo. Embora os resolvedores
de problemas de programação Inteira Mista tenham evoluído de forma
surpreendente na última década, para esta aplicação em particular, com o
modelo inicial proposto não é possível obter soluções com qualidade satisfatória em tempo computacional aceitável. Desta forma, a linha de pesquisa desta tese consistiu em investigar, em detalhe, a estrutura deste problemaa fim de encontrar reformulações mais adequadas e novos algoritmos para
a solução deste problema. O foco principal desta tese é resolver de forma
eficiente o problema de planejamento de suprimento de petróleo na PETROBRAS,
no entanto, como subprodutos desse esforço são propostos um
novo algoritmo de decomposição e reformulações que podem ser aplicados
a uma ampla gama de problemas. No que diz respeito à realização do objetivo
principal, todos os casos testados foram resolvidos de maneira eficiente
através dos desenvolvimentos propostos. O novo algoritmo de decomposição
se mostrou o método mais adequado para resolver as instâncias com mais de
duas classes de navios operando em cada plataforma. Já para os casos com
uma ou duas classes de navios, a formulação denominada Hull Relaxation,
que tem como base uma estrutura definida neste trabalho como Cascading
Knapsack Inequalities, é a melhor alternativa de solução. Tendo em vista
estas alternativas de soluções, é implementado um algoritmo geral que automaticamente
escolhe a melhor opção de solução, em função da estrutura
do problema. Para a situação onde o número de classes de navios operando
nas diversas plataformas varia entre um e quatro, pode-se usar mais de uma
abordagem em paralelo e considerar como solução a alternativa mais rápida
ou com melhor resultado. Este modelo está sendo testado na PETROBRAS
e tem-se mostrado uma ferramenta eficaz para a integração de sua cadeia de
suprimentos de petróleo, bem como permitindo a análise de cenários para
a obtenção de soluções alternativas até então não exploradas.