$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: SELEÇÃO GENÉTICA DE DUAS NOVAS LINHAGENS DE RATOS SELECIONADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE COMPORTAMENTO DE CONGELAMENTO CONDICIONADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VITOR DE CASTRO GOMES

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Número do Conteúdo: 28977
Catalogação:  02/02/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28977@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28977@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28977

Resumo:
Criação seletiva bidirecional de uma resposta defensiva ou qualquer outra característica fenotípica é uma técnica na qual animais são criados com o objetivo de modificar a frequência dos genes que estão subjacentes a um fenótipo em particular. O acasalamento de animais de uma determinada população com base nos extremos opostos de uma característica observável vai propagar, após diversas gerações, este fenótipo particular em direções opostas, levando-se à criação de duas linhagens contrastantes. No presente trabalho empregamos o congelamento condicionado em resposta a estímulos contextuais previamente associados com choques elétricos nas patas como critério de seleção para o desenvolvimento de duas novas linhagens de ratos. O protocolo básico consistiu de acasalamento entre machos e fêmeas Wistar com as maiores e as menores taxas de congelamento condicionado em resposta a sinais contextuais da câmara experimental onde os animais foram expostos a três choques elétricos não sinalizados no dia anterior. O Estudo 1 apresenta os resultados iniciais de quatorze gerações de criação seletiva. Os resultados mostraram que diferenças significativas entre estas duas linhagens foram encontradas após 3 gerações, indicando um forte componente hereditário deste tipo de aprendizagem. As linhagens foram denominadas Cariocas com Alto Congelamento Condicionado (CAC) e Cariocas com Baixo Congelamento condicionado (CBC). Além disso, nós introduzimos um terceiro grupo de animais aleatoriamente selecionados (CTRL) em nosso programa de criação seletiva. No Estudo 2 investigamos os diferentes padrões de extinção e da reaquisição do medo condicionado nestas duas novas linhagens. Por fim, no Estudo 3, nossos resultados sugeriram uma dissociação entre o medo contextual e o medo discreto entre animais CAC e CBC.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTO, ABSTRACT, RESUMO E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui