$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ESQUEMAS DE PROTEÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PAULO CESAR DE ALMEIDA MAIA

Colaborador(es):  RICARDO BERNARDO PRADA - Orientador
Número do Conteúdo: 2896
Catalogação:  26/08/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2896@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2896@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2896

Resumo:
O objetivo desta dissertação é realizar uma introdução aos estudos e às aplicações dos Esquemas de Proteção de Sistemas -EPSs- usados para manter a segurança dos Sistemas de Energia Elétrica. Um pequeno conjunto de definições e conceitos das áreas de proteção, confiabilidade e análise de desempenho de sistemas de potência é apresentado com o objetivo de distinguir os EPSs das proteções convencionais de componentes do sistema. Isto também ajuda a entender as funções dos EPSs com mais clareza. Os EPSs são usados para manter a integridade do sistema quando este está submetido a fenômenos que provocam instabilidade ou desligamentos em cascata. A classificação e a descrição destes fenômenos, bem como a aplicação dos EPSs estão mostradas nesta dissertação. A estrutura geral dos EPSs, as formas de classificá-los e as diferentes ações usadas pelos EPSs para controlar as perturbações são objeto de análise do trabalho. Para exemplificar, é dada uma visão de como se situam os EPSs no Sistema Interligado Brasileiro (SIB) e também pelo restante do mundo. Alguns EPSs usados no Brasil mereceram destaque especial.As análises dos principais blecautes ocorridos no Brasil e na América do Norte são apresentadas, de forma resumida, no apêndice I. Dessas análises são tiradas muitas lições para implementar medidas que minimizam o risco de interrupções no suprimento de energia. Também é feita uma comparação do grau de severidade dos grandes blecautes ocorridos no Brasil e, para os dois maiores, é realizada uma estimativa dos seus respectivos custos de interrupção. Procurou-se também, no apêndice II, estabelecer os requisitos básicos para a implantação de EPSs que usem tecnologia baseada em microprocessadores.Com base na experiência vivida nos estudos desenvolvidos pelo grupo que analisou a segurança do SIB após o blecaute de 11-MAR-99, foram estabelecidos critérios e procedimentos para analisar a segurança do sistema e realizar estudos de implantação de EPSs. E, como desfecho, é realizado um breve estudo do SIB, onde é analisado o desempenho dos EPSs para controlar graves emergências que podem ocorrer no presente momento.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRAD., RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE FIGURAS, DE TABELAS, DE SÍMBOLOS  PDF  
CAPÍTULOS 1 AO 5, APÊNDICE I E II, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui