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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PROBLEMA DA METAFÍSICA EM HABERMAS Autor: HELIO PEREIRA LIMA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 2890
Catalogação: 23/08/2002 Liberação: 23/08/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2890@1
Resumo:
Título: O PROBLEMA DA METAFÍSICA EM HABERMAS Autor: HELIO PEREIRA LIMA
Nº do Conteudo: 2890
Catalogação: 23/08/2002 Liberação: 23/08/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2890@1
Resumo:
O conceito de razão comunicativa ocupa o centro do pensamento de Habermas. É um novo conceito
de razão que procura restabelecer a unidade do pensamento na modernidade. A crítica
kantiana à metafísica tradicional legou à modernidade uma razão descentrada e autônoma
nas suas diversas dimensões: uma razão que dispensa qualquer fundamentação de caráter
universalista. Este texto pretende mostrar que, para Habermas, a filosofia, mesmo sabendo que não
tem acesso privilegiado à verdade, como pensava a metafísica tradicional, não deve entregar-se ao
relativismo. À razão compete analisar os avanços da modernidade e o processo de autonomização
do sujeito e sua conseqüente descentração, o que significa confrontar-se com o seu outro: uma
sociedade diferenciada que perdeu seu ponto de referência. Assim, a saída das aporias da
modernidade se dará através da razão comunicativa que se apresenta como o novo medium sobre o
qual a Filosofia pode erigir seu discurso e tem como meta a conquista da emancipação do homem,
mediante o diálogo sem restrições que visa ao entendimento.