INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: REPOSITÓRIO DE AGENTES BASEADO EM SEMÂNTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MERLIN PARRA JIMENEZ

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 28787
Catalogação:  23/01/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28787@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28787@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28787

Resumo:
A adoção de abordagems de desenvolvimento orientada a agentes de software traz inúmeros benefícios, tais como o suporte à análise, ao projeto e a implementação de sistemas de software. Postulamos que um ambiente de desenvolvimento robusto para a construção de sistemas orientados a agentes de software será reforçado por meio de métodos avançados de reuso. O reuso na engenharia de software leva à redução de custos e tempo envolvidos no desenvolvimento dos projetos. Além disso, promove melhorias relacionadas à adatação a diferentes exigências e necessidades dos engenheiros de software, melhorando qualidade dos sistemas desenvolvidos. No entanto, a pesquisa relacionada ao reuso de agentes ainda é escassa. Consequentemente, o problema da organização e do armazenamento de artefatos orientados a agentes ainda não atende as necessidades dos engenheiros de software. Portanto, o processo de recuperação de agentes ainda é um importante desafio a ser superado na engenharia de software orientada a agentes. Neste contexto, esta dissertação propõe uma metodologia e um protótipo de repositório baseado em tecnologias da web semântica que suportam estratégias de reuso, fundamentais ao processo de desenvolvimento de sistemas orientados a agentes. A metodologia proposta inclui (i) um meta-modelo flexível para representar os agentes e as suas características comuns e variáveis. Tais características são modeladas por meio de uma ontologia e um modelo de características (em inglês feature model), (ii) uma taxonomia específica de domínio para classificar os agentes de acordo com o seu domínio de aplicação, (iii) uma taxonomia para classificar os diferentes tipos de agentes, (iv) um serviço de subscrição (RSS) para anunciar a atualização dos agentes associados a categorias específicas, (v) um sistema de recomendação, apoiado por a ontologia e as taxonomias propostas, que permite aos usuários descobrir agentes reutilizáveis inter-relacionados, e (vi) métodos avançados de busca e navegação. Finalmente, avaliamos o repositório construído. O resultado da nossa avaliação mostra que o método proposto promove uma melhoria em relação à relevância da recuperação dos artefatos orientados a agentes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui