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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PARADIGMA PÓS-MODERNO POLÍTICA E ESCRITA DA HISTÓRIA Autor: NEWTON DARWIN DE ANDRADE CABRAL
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 2877
Catalogação: 21/08/2002 Liberação: 21/08/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2877@1
Resumo:
Título: O PARADIGMA PÓS-MODERNO POLÍTICA E ESCRITA DA HISTÓRIA Autor: NEWTON DARWIN DE ANDRADE CABRAL
Nº do Conteudo: 2877
Catalogação: 21/08/2002 Liberação: 21/08/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2877@1
Resumo:
Distinguindo os paradigmas pré-moderno, moderno e pós-moderno, a partir do pensamento de
Marcello Azevedo, o artigo analisa, na primeira parte, as implicações do paradigma pós-moderno
para a política. Através do pensamento de Guattari e Rolnik, demarca-se a "subjetividade
capitalística", que faz surgir a pergunta: "Diante de tal força, o que fazer?" Guattari aponta para a
luta através de processos micropolíticos que contemplem a diversidade e a fragmentação. É, pois,
preciso repensar a forma tradicional de fazer política e de interpretá-la. Em seguida, analisamos as
implicações da pósmodernidade para a escrita da história. É preciso pensar a história do ponto de
vista da linguagem, do discurso, abrindo-se espaço para a dimensão artística, a história como
construção; novamente aparece a fragmentação: não é possível conhecer o mundo, apenas
fragmentos e circunstâncias particulares.