INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: APLICAÇÕES DO GPR - GROUND PENETRATING RADAR - NA CARACTERIZAÇÃO DE PERFIS DE ALTERAÇÃO DE ROCHAS GNAISSICAS DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CASSIANE MARIA FERREIRA NUNES

Colaborador(es):  EURIPEDES DO AMARAL VARGAS JUNIOR - Orientador
FRANKLIN DOS SANTOS ANTUNES - Orientador
Número do Conteúdo: 2873
Catalogação:  20/08/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2873@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2873@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2873

Resumo:
O método GPR Ground Penetrating Radar foi empregado nesta pesquisa visando estimar suas potencialidades como uma metodologia viável para os estudos geológicos, geotécnicos e ambientais em condições brasileiras.Para o alcance deste objetivo foram realizados ensaios em campo procurando avaliar a capacidade deste método na detecção das alterações provenientes da ação intempérica na formação do solo residual, ou seja, estimar a profundidade e espessura dos horizontes pedológicos, e o topo rochoso em um perfil geotécnio. Foram também realizados ensaios em laboratório onde fez-se o monitoramento do efeito da contaminação por hidrocarbonetos em blocos indeformados de solo residual, tanto em condições não saturadas, quanto na zona de saturação, procurando avaliar a aplicabilidade do método GPR na detecção deste tipo de contaminante.Os resultados obtidos permitiram imagear com boa resolução os contrastes bruscos, como o topo da rocha sã e blocos inclusos no solo, mas não a detecção nítida dos horizontes no perfil; e pela análise do monitoramento da contaminação, ainda é recente afirmar que o método GPR possa ser empregado com grande eficiência na detecção de contaminantes orgânicos em solo residual.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRAD., RESUMO, ABSTRACT, ÍNDICE, LISTA DE SÍMBOLOS, DE FIGURAS, DE TABELAS, CAPÍTULOS 1, 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 4 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 5, BIBLIOGRAFIA, ANEXO I  PDF  
ANEXO I (CONTINUAÇÃO)  PDF  
ANEXOS II, III, IV, V  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui