$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: REENGENHARIA DE UMA APLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA INCLUSÃO DE CONCEITOS DE WORKFLOW
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THIAGO MANHENTE DE CARVALHO MARQUES

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 28715
Catalogação:  17/01/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28715@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28715@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28715

Resumo:
A aplicação de técnicas de workflows na área de computação científica é bastante explorada para a condução de experimentos e construção de modelos in silico. Ao analisarmos alguns desafios enfrentados por uma aplicação científica na área de geociências, percebemos que workflows podem ser usados para representar os modelos gerados na aplicação e facilitar o desenvolvimento de funcionalidades que supram as necessidades identificadas. A maioria dos trabalhos e ferramentas na área de workflows científicos, porém, são voltados para uso em ambientes de computação distribuída, como serviços web e computação em grade, sendo de difícil uso ou integração dentro de aplicações científicas mais simples. Nesta dissertação, discutimos como viabilizar a composição e representação de workflows dentro de uma aplicação científica existente. Descrevemos uma arquitetura conceitual de motor de workflows voltado para o uso dentro de uma aplicação stand-alone. Descrevemos também um modelo de implantação em uma aplicação C plus plus usando redes de Petri para modelar um workflow e funções C plus plus para representar as tarefas. Como prova de conceito, implantamos esse modelo de workflows em uma aplicação existente e analisamos o impacto do seu uso na aplicação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui