INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PARÓQUIA E INICIAÇÃO CRISTÃ: UMA RELAÇÃO URGENTE: A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE RENOVAÇÃO PAROQUIAL E MISTAGOGIA CATECUMENAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOAO FERNANDES REINERT

Colaborador(es):  MARIO DE FRANCA MIRANDA - Orientador
Catalogação:  02/01/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28588@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28588@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28588

Resumo:
A presente pesquisa é um diálogo entre dois temas fundamentais e, ao mesmo tempo, desafiadores para a agenda pastoral do século XXI: iniciação à vida cristã e instituição paroquial. Iniciar na fé, em tempos do fim do cristianismo sociológico, e atrair para a vida em comunidade, quando cresce a disinstitucionalização religiosa, são tarefas nada fáceis. A Igreja vem se empenhando para responder a tais desafios. Encontrou no catecumenato a grande redescoberta pastoral para iniciar na fé. Trata-se de um caminho privilegiado de transmitir a fé, de amadurecê-la e fazê-la progredir. A pedagogia catecumenal possui características fundamentais para o amadurecimento do ser cristão, tais como a progressividade da fé, o casamento catequese-liturgia, forte densidade mistagógica e experiencial da fé, entre outras. Contudo, o catecumenato depende de renovadas estruturas eclesiais, e aqui chegamos ao paroquial, cujo cansaço institucional não vem de hoje, assim como não são de hoje as tentativas de renovação. Nossa pesquisa mostra que fundamental é perceber que iniciação cristã catecumenal e renovação paroquial não são dois temas distantes, por isso mesmo devem ser pensados conjuntamente, na certeza de que o futuro de um depende da vitalidade do outro, e vice-versa. Há entre eles uma relação muito próxima, uma feliz dependência, a qual chamamos relação dialética. A dinâmica catecumenal é fundamental não somente para a iniciação cristã, mas questiona, provoca, ilumina a conversão paroquial, e esta, à medida que se renova é decisiva para a consolidação e prática catecumenal. Portanto, trata-se de um processo relacional, de iluminação mútua. Entre novo modelo de paróquia, e consolidação da prática catecumenal, o futuro de um depende da vitalidade do outro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui