XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FROM MIRACLE TO CURSE: SERGIO BERNARDES AND BRASILIA (1968-74) Autor: MARCELO AUGUSTO FELICETTI DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 28475
Catalogação: 20/12/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28475@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28475@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28475
Resumo:
Título: FROM MIRACLE TO CURSE: SERGIO BERNARDES AND BRASILIA (1968-74) Autor: MARCELO AUGUSTO FELICETTI DA SILVA
Nº do Conteudo: 28475
Catalogação: 20/12/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28475@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28475@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28475
Resumo:
The production of the Brazilian and native of Rio de Janeiro architect Sergio
Bernardes is as vast as unknown. Assertive and questioner, since the beginning of his
career, he presented himself against the conceptual, stylistic and projective formats.
Graduated in 1948 at the Universidade do Brasil, he worked until 1990s in the large field
of the project with abrupt change in the architectonical scale of the 1960s and 1970s.
Starting from the experimentation of more restrict and defined programs, he interspersed
a complex universe of the megastructures and headed prospective and visionary to the
territory scale. By experimenting steel as structural source of architecture, he threw
himself into the universe of the non euclidianas geometries; he hung pavilions as bridges,
houses as cable cars; tested light materials in the construction, and increased the industrial
production through the development of elements for series manufacturing. Through an
ambitious way of multidisciplined associations of knowledge, laboratorial research and
experimental investigation of the construction site, he pursued a type of systemic
idealism, based on a technological virtuousism. From architect to a social inventor , he
reassured his belief in the modern individual, in the power of reason, in the potency of the
project and in a preventive action of future. In the Brazilian architectonical context of the
1960s and 70s, he truly believed in the renovation of his architecture, taking advantage of
the good relationship he had with the Military, especially, during a period of economical
force (concentration of incomes) and the progressive development of the country during
the Dictatorship era, the Brazilian Miracle (1968/73). A moment in which, the architect
takes over the protagonism of the just built, Federal Capital, Brasilia. This research is
about four of the Sergio Bernardes emblematic projects for Brasilia– Instituto
Brasileiro do Café – IBC (1968/71); Ministério da Marinha – MM (1970/73);
Escola Superior de Guerra (1970/74); Monumento ao Pavilhão Nacional (1972) –
all destined to the military government and finished within the period of time
called the miracle , in order to understand how much of a possibility without
precedents they meant for his architecture, and at the same time, how much of this
opened the way to a curse that haunts his work since then.
Descrição | Arquivo |
COVER, THANKS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY, FIGURES LISTS, EPIGRAPH | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |