$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANOTAÇÃO MORFOSSINTÁTICA A PARTIR DO CONTEXTO MORFOLÓGICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EDUARDO DE JESUS COELHO REIS

Colaborador(es):  RUY LUIZ MILIDIU - Orientador
Número do Conteúdo: 28461
Catalogação:  20/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28461@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28461@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28461

Resumo:
Rotular as classes gramaticais ao longo de uma sentença - part-ofspeech tagging - é uma das primeiras tarefas de processamento de linguagem natural, fornecendo atributos importantes para realizar tarefas de alta complexidade. A representação de texto a nível de palavra tem sido amplamente adotada, tanto através de uma codificação esparsa convencional, e.g. bagofwords; quanto por uma representação distribuída, como os sofisticados modelos de word-embedding usados para descrever informações sintáticas e semânticas. Um problema importante desse tipo de codificação é a carência de aspectos morfológicos. Além disso, os sistemas atuais apresentam uma precisão por token em torno de 97 por cento. Contudo, quando avaliados por sentença, apresentam um resultado mais modesto com uma taxa de acerto em torno de 55−57 por cento. Neste trabalho, nós demonstramos como utilizar n-grams para derivar automaticamente atributos esparsos e morfológicos para processamento de texto. Essa representação permite que redes neurais realizem a tarefa de POS-Tagging a partir de uma representação a nível de caractere. Além disso, introduzimos uma estratégia de regularização capaz de selecionar atributos específicos para cada neurônio. A utilização de regularização embutida em nossos modelos produz duas variantes. A primeira compartilha os n-grams selecionados globalmente entre todos os neurônios de uma camada; enquanto que a segunda opera uma seleção individual para cada neurônio, de forma que cada neurônio é sensível apenas aos n-grams que mais o estimulam. Utilizando a abordagem apresentada, nós geramos uma alta quantidade de características que representam afeições morfossintáticas relevantes baseadas a nível de caractere. Nosso POS tagger atinge a acurácia de 96, 67 por cento no corpus Mac-Morpho para o Português.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui