INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE PIV TOMOGRÁFICO NA MEDIÇÃO DE CAMPO DE VELOCIDADE EM ESCOAMENTO TURBULENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ERIC WILLEMSENS

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
FABIO JESSEN WERNECK DE ALMEIDA MARTINS - Coorientador
Número do Conteúdo: 28378
Catalogação:  09/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28378@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28378@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28378

Resumo:
O estudo da turbulência é muito relevante em mêcanica dos fluidos. Esse fenômeno complexo e caótico vem sendo objeto de investigação durante muitos anos por esta diretamente relacionado com a eficiência energética de diversas aplicações da engenharia, como aviões e tubukações de elevada extensão, por exemplo. Diversas técnicas de visualização de escoamentos foram desenvolvidas ao longo dos anos para auxiliar este estudo, dentre elas a Velocimetria por Imagem de Partícula Tomográfica (Tomographic Particle Image Velocimetry - tomo-PIV). Com esse método se pode obter um campo de velocidades tridimensional do escoamento, sendo possível avaliar todas as derivadas espaciais. No presente trabalho, a técnica de tomo-PIV foi aplicada em um escoamento turbulento de água em duto de seção quadrada com o objeto de se obter um campo de velocidade tridimensional. Visto que esse experimento é um dos primeiros no Brasil sobre o tema, buscou-se um entendimento aprofundado sobre o sistema e procedimento utilizados a fim de fermentar futuros estudos. Uma seção de testes foi especialmente adaptada para atender as necessidades do experimento. Os resultados obtidos mostram que atécnica foi aplicada com sucesso, chegando-se a um campos de velocidade com boa resolução espacial e baixa incerteza, em concordância com experimentos bem executados da literatura. Além disso, o trabalho apresenta uma ampla revisão teórica sobre a técnica, expondo os princípios básicos, equações relevantes, algoritmos envolvidos e principais elementos do sistema.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui