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Título: ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DE NANOFLUIDOS EM SISTEMAS DE TRIGERAÇÃO
Autor: FABIO BECKMANN DE ALMEIDA NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28377
Catalogação:  09/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28377@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28377@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28377

Resumo:
Vivemos em um século em que pesquisas estão direcionadas para atender demandas mundiais em reduzir as emissões de gases poluentes e também por desenvolver sistemas e processos mais eficientes que gerem custos menores e que sejam autossustentáveis. Tal cenário motivou o presente trabalho, que propõe o estudo de substituir fluidos comuns por seus equivalentes nanofluidos em sistemas de trigeração. Aplica-se a substituição dos fluidos base pelos nanofluidos na arquitetura de trigeração com chiller de compressão de vapor, com as demandas de eletricidade, aquecimento e refrigeração de um centro comercial em Hong Kong. Foi utilizada, para melhor compreensão, a análise energética baseada no cálculo de EUF energy utilization factor, um dos parâmetros de estudo disponíveis na literatura para avaliar a performance desse tipo de sistema. Ao analisar a viabilidade técnica, verifica-se a eficácia dessa substituição pelo fato de o consumo primário de combustível ter reduzido, além de menores emissões de gases poluentes, conjuntamente a algumas melhorias referentes ao motor de combustão interna, como tempo de ignição menor.

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