$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A CRUZ E A ESPADA: MEMÓRIAS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE CONFISSÃO BATISTA EM TEMPOS DE DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985)
Autor: ELIO PORTELLA JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28374
Catalogação:  09/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28374@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28374@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28374

Resumo:
A presente pesquisa está compreendida no campo da História da Educação e tem como eixo teórico a História Cultural. Pretendida como um estudo dos relatos de atores escolares, orienta-se sob o signo da memória, tratando-se de um estudo margeado pela história das ideias e instituições escolares e, também, da profissão docente. Ocupa-se, mormente, do esforço por discernir a relação entre o pensamento educacional do grupo protestante de confissão batista e a plataforma educacional do período militar no Brasil, enfática, há que dizer, quanto ao civismo e ao nacionalismo. Para tanto, por meio dos instrumentais providos pela História Oral, e sob a égide da historiografia dedicada ao estudo da memória, foram entrevistados docentes atuantes em instituições da rede de escolas batistas no Estado do Rio de Janeiro, nas disciplinas de História, Educação Moral e Cívica e OSPB, tendo em perspectiva a inclinação política e ideológica que as referidas disciplinas assumiram à época. Como produto dessa investigação, observou-se que a efervescência política própria daquele contexto histórico, quando somada à natureza confessional das escolas batistas, bem como à formação religiosa dos professores entrevistados, tratou de engendrar tensões para dentro do espaço escolar, de modo a produzir episódios de regulação e constrangimento, mas, também, atos de contestação e resistência, quer aos conteúdos disciplinares definidos pelo Estado, quer a situações ideologicamente conflituosas, próprias do exercício cotidiano da docência e das relações entre os atores escolares.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui