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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL: O INEP E O PROJETO OPERAÇÃO-ESCOLA – 1968 / 1970 Autor: CECILIA NEVES LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28286
Catalogação: 02/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28286@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28286@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28286
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL: O INEP E O PROJETO OPERAÇÃO-ESCOLA – 1968 / 1970 Autor: CECILIA NEVES LIMA
Nº do Conteudo: 28286
Catalogação: 02/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28286@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28286@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28286
Resumo:
A pesquisa teve como objetivo primordial compreender as relações
estabelecidas entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
(INEP) e as políticas públicas do Governo Militar, no período de 1968 a 1970.
Consideramos como expressão exemplar dessa relação um projeto denominado
Operação-Escola, proposto no âmbito do Programa Estratégico do
Desenvolvimento (PED), gestado no interior do Ministério do Planejamento e
Coordenação Geral (Miniplan), e executado pelo INEP. Procuramos, a partir do
objetivo proposto, caracterizar a rede de relações estabelecida entre o Ministério
do Planejamento e o Ministério da Educação por conta deste programa, o qual
mobilizou importantes setores de instituições ligadas a estes órgãos, como o INEP
e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tais instituições
configuraram uma rede de relações e de circulação de poder que ao mesmo tempo
em que se constituiu em uma resultante da configuração política do Governo
Militar, trouxe-lhes novas diretrizes e perspectivas no âmbito da planificação
econômica implementada no Brasil durante o período (especialmente entre os
anos de 1968 e 1970). Partimos de uma análise de documentos elaborados por
órgãos que integraram o referido projeto governamental, e, a partir destes,
procuramos caracterizar a Política Educacional Brasileira no contexto de
aprofundamento das contradições inerentes ao modelo capitalista periféricodependente
adotado pelo Brasil nesta época. Como alguns dos resultados,
podemos destacar: a) a inflexão na perspectiva de atuação política e técnica do
INEP; b) o embate no âmbito de dois setores do Estado Brasileiro, entre diferentes
concepções de Educação e Desenvolvimento.