$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL: O INEP E O PROJETO OPERAÇÃO-ESCOLA – 1968 / 1970
Autor: CECILIA NEVES LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28286
Catalogação:  02/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28286@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28286@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28286

Resumo:
A pesquisa teve como objetivo primordial compreender as relações estabelecidas entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e as políticas públicas do Governo Militar, no período de 1968 a 1970. Consideramos como expressão exemplar dessa relação um projeto denominado Operação-Escola, proposto no âmbito do Programa Estratégico do Desenvolvimento (PED), gestado no interior do Ministério do Planejamento e Coordenação Geral (Miniplan), e executado pelo INEP. Procuramos, a partir do objetivo proposto, caracterizar a rede de relações estabelecida entre o Ministério do Planejamento e o Ministério da Educação por conta deste programa, o qual mobilizou importantes setores de instituições ligadas a estes órgãos, como o INEP e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tais instituições configuraram uma rede de relações e de circulação de poder que ao mesmo tempo em que se constituiu em uma resultante da configuração política do Governo Militar, trouxe-lhes novas diretrizes e perspectivas no âmbito da planificação econômica implementada no Brasil durante o período (especialmente entre os anos de 1968 e 1970). Partimos de uma análise de documentos elaborados por órgãos que integraram o referido projeto governamental, e, a partir destes, procuramos caracterizar a Política Educacional Brasileira no contexto de aprofundamento das contradições inerentes ao modelo capitalista periféricodependente adotado pelo Brasil nesta época. Como alguns dos resultados, podemos destacar: a) a inflexão na perspectiva de atuação política e técnica do INEP; b) o embate no âmbito de dois setores do Estado Brasileiro, entre diferentes concepções de Educação e Desenvolvimento.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui