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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: BENVINDA A MULATA: O SENTIDO DA MESTIÇAGEM NA CAPITAL FEDERAL DE ARTHUR AZEVEDO Autor: JULIA SOARES LEITE LANZARINI DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28281
Catalogação: 02/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28281@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28281@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28281
Resumo:
Título: BENVINDA A MULATA: O SENTIDO DA MESTIÇAGEM NA CAPITAL FEDERAL DE ARTHUR AZEVEDO Autor: JULIA SOARES LEITE LANZARINI DE CARVALHO
Nº do Conteudo: 28281
Catalogação: 02/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28281@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28281@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28281
Resumo:
A valorização do Brasil como país mestiço foi construída a partir do diálogo – pacífico ou não – entre diferentes atores sociais, com valores, experiências e tradições bastante diversos. Trata-se, portanto, de uma construção forjada a partir de pontos de vista e perspectivas variados, que se consolidou através de símbolos capazes de agregar em si uma multiplicidade de sentidos. Destaca-se, dentre eles, a figura da mulata, transformada ao longo das décadas de 1930 e 1940 em um dos ícones maiores de uma brasilidade. Visando discutir o processo de construção desse ícone, este trabalho analisará a personagem Benvinda, da comédia-opereta de costumes brasileiros A Capital Federal, escrita por Arthur Azevedo e posta em cena pela primeira vez em 1897. A proposta é situar essa peça em meio a uma disputa fundamental daquele período em torno da definição e valoração do conceito de mestiçagem, de modo a evidenciar o caráter dialógico da construção semântica do símbolo da mulata. Processo que pode ser observado de modo privilegiado através do teatro ligeiro fluminense das últimas décadas do século XIX, em geral, e da dramaturgia de Arthur Azevedo, em particular.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |