$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PERCEPÇÃO, CORPO E PINTURA EM MERLEAU-PONTY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PAULO SÉRGIO CALVET RIBEIRO FILHO

Colaborador(es):  LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - Orientador
Número do Conteúdo: 28254
Catalogação:  01/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28254@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28254@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28254

Resumo:
O presente trabalho busca oferecer uma interpretação acerca de algumas questões inseridas em obras de Maurice Merleau-Ponty, principalmente as da década de quarenta do século XX, tais como Fenomenologia da percepção, A dúvida de Cézanne e Conversas – 1948. Nesse sentido, propomo-nos a uma análise a respeito do papel que cumprem os conceitos de percepção, corpo e pintura em sua filosofia. Lançamos mão, ainda neste aspecto, para nos auxiliar no desenvolvimento de nossas ideias, de certo aparato crítico que compreende desde comentadores brasileiros e estrangeiros, até críticos de arte e biógrafos. Nesse percurso, acabamos por perceber que o mundo da percepção não é o que melhor conhecemos, que o corpo não deve ser entendido como objeto e que a pintura não cumpre papel acessório em relação à filosofia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui