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Título: ESTUDANTES EQUIPADOS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA PÚBLICA EM AUDIOVISUAIS POSTADOS NO YOUTUBE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICARDO VALADAO SIQUEIRA MATOS

Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Número do Conteúdo: 28220
Catalogação:  29/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28220@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28220@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28220

Resumo:
Podemos encontrar múltiplas representações sociais da escola pública em diversos sujeitos sociais, instituições sociais e através de variados mecanismos textuais e imagéticos. Mas como os jovens constroem as representações sociais da sua escola? Quais são as temáticas mais recorrentes nos audiovisuais que circulam no Youtube? Essas são algumas das reflexões dessa pesquisa que tem como objetivos identificar e analisar as representações sociais que os estudantes das escolas públicas da cidade de Macaé têm sobre suas escolas nos audiovisuais postados nas redes sociais. Partindo do referencial teórico-metodológico da teoria das representações sociais, originária de Serge Moscovici, buscamos compreender os discursos e as imagens nos vídeos sobre as escolas públicas que encontramos na internet. Realizamos um trabalho investigativo fundamentado em duas etapas: primeiramente, coletamos audiovisuais postados no Youtube que fazem referências a duas escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro; em seguida, através da técnica da análise temática, fundamentada no referencial teórico, analisamos o material discursivo e visual. Percebemos que parcela significativa dos audiovisuais selecionados e analisados apresenta o universo escolar como locus de brincadeiras, diversão, prazer e cultura, construindo uma representação social da escola carnavalizada. Por fim, essa pesquisa aponta para a importância de ouvirmos e observarmos o que os jovens produzem, compartilham e consomem no cyberespaço, pois seus anseios e desejos no interior e exterior dos muros das escolas são múltiplos e complexos.

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