INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: VARIAÇÕES EM ROTINAS ORGANIZACIONAIS: O CASO DE UM INSTITUTO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLORENCE VIDAL PERFEITO

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 28213
Catalogação:  29/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28213@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28213@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28213

Resumo:
A empresa transforma os seus recursos a partir de rotinas organizacionais, cujas abordagens teóricas têm possibilitado o entendimento do desempenho do negócio, uma vez que elas carregam consigo o poder de transformação. Nesse sentido, esta pesquisa buscou compreender os motivos que justificam as variações nas rotinas organizacionais, dentro do contexto das compras de insumos químicos para um Instituto de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Adotou-se como metodologia o estudo de caso único. A coleta de dados ocorreu entre 24/08/2015 a 29/01/2016 e baseou-se em evidências primárias, com entrevistas de 18 pessoas, por meio de um roteiro semiestruturado, além da análise de mais de 30 documentos e observações empíricas. Os resultados encontrados sugerem falta de integração e desalinhamento de interesses, conceitos e necessidades entre as áreas e atores participantes, incentivando a manutenção de rotinas organizacionais com estruturas e fundamentos inadequados para atender a todos os propósitos da empresa. Estes problemas geraram uma variação prejudicial à produtividade do negócio. Porém, também, permitiram a criação de novos padrões mais adaptados ao contexto e capazes de garantir agilidade para as rotinas de compra, corroborando com a ideia da flexibilidade positiva nas rotinas organizacionais, que provocam a mudança endógena preconizada pela teoria. Desta forma, sugere-se ampliar o nível de comprometimento da organização com o negócio a partir da adequação das rotinas organizacionais de compra, incorporando os novos padrões para fomentar a inovação dos processos institucionais, além de oferecer à organização a oportunidade de obter desempenho superior e vantagem competitiva.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui