INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: REESTRUTURAÇÃO DE LINHAS DE ÔNIBUS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAMON CASTRO MACHADO

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Número do Conteúdo: 28082
Catalogação:  22/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28082@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28082

Resumo:
A demanda por um sistema de transporte público mais eficaz tem se tornado um problema cada vez mais frequente nas grandes cidades. Os congestionamentos geram enormes custos aos cofres públicos e ao bolso do consumidor através de gastos com gasolina e perda de produtividade no trabalho, além de custos imensuráveis ao psicológico da população. Diversas mudanças nas linhas e nas rotas dos ônibus tem sido implementadas na cidade do Rio de Janeiro. Com o objetivo de analisar a base com que essa reestruturação tem sido feita por parte dos órgãos competentes, levantou-se os principais indicadores de eficiência de uma rede de transporte. Buscou-se na literatura diversos métodos de desenho de linha de ônibus. Foi averiguado que os métodos que oferecem as soluções mais próximas da solução ótima requerem um alto refinamento de dados que são complexos e caros de serem aferidos. Conclui-se ainda que as soluções apresentadas e implementadas na cidade são aquelas que se baseiam em heurística e estão fugindo da solução ótima.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui