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Título: EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
Autor: LUIZ EDUARDO COURI BOUERI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28077
Catalogação:  22/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28077

Resumo:
Com o varejo online crescendo rapidamente em todo o mundo, saber como reter os clientes fazendo com que eles façam compras repetidas no mesmo site da Internet tornou-se uma preocupação constante para vendedores online (JOHNSON et al. 2008). No entanto, em comparação com o varejo físico, melhorar a fidelidade online a fim de aumentar o nível de intenção de recompra é mais difícil por causa dos desafios associados ao comércio eletrônico, como por exemplo a facilidade de comparação de preços entre concorrentes, os baixos custos de mudança e a incerteza que envolve o ambiente online (CHIU et al. 2009). Este estudo busca analisar os efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online. A partir da teoria são formuladas hipóteses dos construtos satisfação, confiança e antecedentes em relação a intenção de recompra online. As hipóteses foram testadas por meio de uma survey que resultou em uma amostra de 250 indivíduos cujo único requisito era já ter realizado compras online. Os dados coletados foram analisados via modelagem de equações estruturais, com a verificação de efeitos significativos em várias das hipóteses do estudo, com destaque para satisfação, que se mostrou particularmente relevante indicando afetar o comportamento do consumidor em relação à intenção de recompra online. A relação da confiança online com a intenção de recompra online não foi confirmada neste estudo, divergindo com os achados obtidos por Chiu et al. (2009). Uma possível razão para tal resultado inesperado pode ter sido algum problema com a escala utilizada, mesmo com a mesma tendo se apresentado confiável e a validade do construto tendo sido verificada.

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