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Título: AS DIFICULDADES DE PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES: UMA EXPERIÊNCIA DOS JOVENS DO PROGRAMA DE APOIO ESTUDANTIL DA ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ADOLESCENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PATRICIA MACIEL PEREIRA

Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador
Catalogação:  22/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28068@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28068@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28068

Resumo:
O presente estudo discorre sobre a educação superior brasileira e a democratização do acesso e permanência dos estudantes nas universidades. Em nosso país, a continuidade dos estudos em nível superior ainda é extremamente difícil para grande parte da população, pois estas vivenciam a todo o tempo as desigualdades sociais existentes em nossa sociedade, como aponta este estudo. A partir de então, nos propomos a estudar as políticas de ações afirmativas, mais especificamente o sistema de reserva de vagas nas universidades, discutindo a necessidade da igualdade de oportunidades no que tange ao acesso ao ensino superior. São estudadas também as políticas de assistência estudantil, apresentando os objetivos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e a importância dessas para permanência dos estudantes em suas universidades, destacando os jovens que ingressam através do sistema de reserva de vagas nas instituições de ensino públicas e através do Programa Universidade Para Todos nas instituições de ensino privadas ou comunitárias. Dando ênfase a dificuldade de permanência do estudante desprovido de recursos financeiros e de grupos que vivem historicamente em condições de desigualdade social em concluírem seus cursos nas universidades em que estão inseridos, o presente trabalho traz a experiência dos jovens universitários atendidos pela Associação de Assistência ao Adolescente, apresentando as dificuldades e possibilidades vivenciadas em sua trajetória universitária. O estudo evidencia os problemas vividos por estudantes das classes populares nas universidades e demonstra a necessidade de expansão e visibilidade das políticas de assistência estudantil para que de fato os estudantes que vivem em condições de desigualdades sociais possam ter suas necessidades de permanência atendidas e consequentemente, concluírem seus cursos de forma satisfatória.

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