$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: OCUPANDO NOVAS IDENTIDADES: NEGOCIAÇÃO IDENTITÁRIA ENTRE PARTICIPANTES DE OCUPAÇÕES ALINHADOS À LUTA POR MORADIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): WILSON MALAFAIA PEIXOTO

Colaborador(es):  LIANA DE ANDRADE BIAR - Orientador
Número do Conteúdo: 28041
Catalogação:  18/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28041@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28041@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28041

Resumo:
Este trabalho investiga os processos de negociação identitária no curso de entrevistas de pesquisa com ocupantes de terrenos e prédios na cidade do Rio de Janeiro nos últimos dois anos. A premissa central para a organização desta investigação se baseia nos conceitos de neutralização do desvio e das técnicas de controle da informação, concebidos por H. Becker e E. Goffman, respectivamente. Tais conceitos referem-se às técnicas interacionais através das quais os indivíduos negociam rótulos e identidades em interação, de forma a se alinharem preferentemente com as expectativas sociais canônicas de normalidade, ao passo em que se afastam discursivamente de estigmas sociais. Nosso arcabouço teórico baseia-se em autores que consideram nossas identidades não como substância fixa ou concebida aprioristicamente, mas como fluidas, fragmentadas e passíveis de negociação no curso das interações. Os dados foram analisados através de dois recortes, com base em Biar (2012): no primeiro, utilizamos a sociolinguística interacional, prioritariamente os conceitos de enquadre e proteção da face concebidos por Goffman (1959; 1974). Identificamos o uso nas entrevistas de recursos linguísticos que incluem hesitações, vagueza no fornecimento de determinadas informações, não nomeação de atos desviantes, dentre outros. Identificamos ainda um esforço discursivo por parte dos entrevistados no sentido de alterar os enquadres propostos inicialmente pelos entrevistadores. O segundo recorte analisa as narrativas geradas por estes participantes com base nas categorias de causalidade e sistemas de coerência de Linde (1993). Argumentamos que estas relações podem igualmente ser usadas pelos falantes para construir aproximação ou afastamento das atividades tidas como desviantes e, consequentemente, fazem parte do processo de negociação identitária.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui