INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DIVÓRCIO GRISALHO: PESQUISANDO ATITUDES E EXPECTATIVAS DE MULHERES SEPARADAS APÓS LONGAS UNIÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ADRIANA RABINOWITZ AKLANDER

Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 28014
Catalogação:  17/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28014@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28014@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28014

Resumo:
A elevação da expectativa de vida, a crescente independência financeira da mulher e a facilitação do processo de divórcio são alguns dos fatores que contribuem para um aumento do número de separações de casais, que permaneceram unidos por muitos anos, na sociedade ocidental contemporânea. Com o objetivo de investigar as motivações, sentimentos, expectativas e repercussões envolvidas nesta decisão, realizamos um estudo de campo com dez mulheres das camadas sociais média e alta da população, que vivenciaram o processo de divórcio de um casamento duradouro, no Rio de Janeiro. A partir do discurso das participantes, emergiram nove categorias de análise: expectativa em relação ao casamento; motivos para a separação; desafios da separação tardia; alternativas para o enfrentamento das dificuldades; reação dos filhos, amigos e familiares; vida profissional, antes e depois da separação; vida afetiva e sexual após separação; avaliação do momento atual; e conselhos sobre o casamento. Os resultados apontam que, apesar da separação conjugal mobilizar sentimentos de tristeza, decepção e solidão, as participantes ressaltam que ela pode representar um bom segundo tempo na vida de alguém. No entanto, os dados indicam que as mesmas, quando se aproximam dos sessenta anos, mais desafiador se torna o processo. Isso devido às mudanças psicológicas e físicas e porque a sociedade contemporânea cultua a juventude, a beleza e a forma física.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui