$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: O MANIFESTO COMUNISTA ALGUMAS QUESTÕES DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA
Autor: ANTONIO RUFINO VIEIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 2798
Catalogação:  01/08/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2798@1

Resumo:
Neste trabalho, ressaltaremos algumas leituras que permitem observar a atualidade de algumas questões de filosofia da história presentes em Marx e Engels, cuja obra nos ajuda a compreender as contradições do sistema capitalista e nos possibilita a pensar na alternativa de uma sociedade justa, igualitária e livre, um possível histórico mais além da sociedade capitalista. Tomaremos como referência principal o Manifesto do Partido Comunista, situando- o a partir da crise do socialismo real, a fim de explicitar alguns problemas da concepção de filosofia da história presente nos textos marxianos. Destacando a importância do marxismo para a compreensão das contradições sociais contemporâneas, podemos perceber que a filosofia da história marxiana nos permite proceder a uma crítica das ideologias dominantes, a uma crítica ao capitalismo, além das sociedades de exploração, de dominação e de alienação. Nesse sentido, constitui-se ainda tarefa fundamental avançarmos na compreensão das transformações de nosso tempo para podermos contribuir na elaboração de conceitos capazes de dar conta desses desafios.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui