INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ANÁLISE DO SETOR VETERINÁRIO NO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CLARA BARROS DE CASTRO

Colaborador(es):  MARCOS COHEN - Orientador
Número do Conteúdo: 27978
Catalogação:  16/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27978

Resumo:
O mercado Pet respondeu em 2015 por um faturamento superior a 100 bilhões de dólares no mundo, sendo o Brasil responsável pelo terceiro maior valor – 18 bilhões de reais, ou um crescimento de 7,6 porcento em relação a 2014. O segmento veterinário, responsável por 8 porcento deste faturamento, teve um aumento considerável nos últimos anos, passando por um processo de profissionalização do setor. Onde antes havia pequenos consultórios familiares, hoje as clínicas e hospitais estão crescendo, se especializando e tornando-se empresas genéricas. Diante deste cenário, e frente a clientes cada vez mais exigentes e bem informados, vem aumentando o esforço dos gestores desses negócios para tornar suas empresas eficientes e lucrativas. Este trabalho visa identificar as principais forças atuantes no mercado dos estabelecimentos veterinários e avaliar as estratégias genéricas adotadas pelas empresas para terem sucesso neste cenário, de acordo com a metodologia de Michael Porter. Assim, foram entrevistados gestores de sete clínicas veterinárias localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que os investimentos em inovação, infraestrutura e mão de obra especializada esbarram em entraves do setor, como dificuldade da legalização da mão de obra, pouco conhecimento de gestão por parte dos recém-formados e burocracia complexa, seja municipal, de vigilância sanitária ou determinada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Embora os entrevistados relatem que o setor carece de estratégia de forma geral, suas empresas tem obtido sucesso através da aplicação de uma estratégia com escopo estreito e diferenciação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui