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Coleção Digital
Título: FILOSOFIA, RETÓRICA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE ISÓCRATES Autor: CARLOS MONTEIRO JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IRLEY FERNANDES FRANCO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27940
Catalogação: 10/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27940@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27940@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27940
Resumo:
Título: FILOSOFIA, RETÓRICA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE ISÓCRATES Autor: CARLOS MONTEIRO JUNIOR
Nº do Conteudo: 27940
Catalogação: 10/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27940@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27940@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27940
Resumo:
A presente tese pretende analisar o modo como a educação filosófica era identificada, pensada e discutida na Atenas do século IV a.C., especificamente em sua interseção com a retórica. Para isso, optamos por utilizar os textos e o pensamento de Isócrates como principal referência, destacando neles os movimentos existentes de identificação da filosofia e de sua educação. Um dos objetivos centrais desta tese é destacar a importância de Isócrates nesse processo de formação da filosofia grega, ressaltando o grande valor dos textos desse autor na análise arqueológica da educação filosófica. A partir desse tema, chegaremos a uma discussão sobre o papel do filósofo na formação dos cidadãos, tema que se tornou bastante frequente nas universidades brasileiras nas últimas décadas após a obrigação legal que inseriu a disciplina filosofia na Educação Básica em todo o país. Acreditamos que analisar esse período embrionário da filosofia, no qual ela foi pensada como um instrumento imprescindível para a formação cívica dos cidadãos, pode estimular reflexões e inquietações acerca do papel dado ao pensamento filosófico na formação dos jovens atualmente, mesmo que sejam outros os valores propostos e o contexto cultural em questão.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |