$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: QUESTÕES ERGONÔMICAS DA RELAÇÃO DA IDOSA COM O VESTUÁRIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLAUDIA MARIA MONTEIRO VIANNA

Colaborador(es):  MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador
Número do Conteúdo: 27905
Catalogação:  07/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27905@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27905@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27905

Resumo:
Esta pesquisa trata das questões ergonômicas da relação da idosa com o vestuário do dia-a-dia. Com o envelhecimento da população mundial, os avanços da medicina, das novas tecnologias e a expressiva diminuição da taxa de natalidade em todo o mundo, torna-se necessário um estudo da relação dessa nova idosa com o vestuário, uma vez que sua vida profissional e social permanece por mais tempo. A visão que se tem hoje dos idosos é bem diferente da anterior, inclusive a percepção deles próprios, principalmente em relação ao comportamento. Entretanto, acredita-se que o vestuário pronto para vestir existente no mercado não contempla as transformações do corpo da mulher idosa. Com as transformações decorrentes da idade, essas mulheres acabam apresentando um corpo diferenciado dos padrões de vestuário existentes no mercado. Além disso, as idosas da faixa de 60 a 75 anos ainda participam de uma vida social ativa, o que requer roupas adequadas para elas se sentirem bem. Contudo, por essa demanda, ainda não se conhece, de fato, as necessidades reais do vestuário para tais consumidoras. O objetivo desta pesquisa é definir recomendações de design para a criação e confecção de vestuário para a nova idosa. Para isso, foram utilizadas técnicas como a de grupos de foco com as novas idosas, e a de entrevistas semiestruturadas com estilistas, cujas marcas foram citadas por essas mulheres. Constatou-se que realmente os vestuários disponíveis no mercado nem sempre atendem a elas, principalmente no que se refere aos modelos oferecidos, que não favorecem o novo corpo, e à modelagem, que não é desenvolvida para as mulheres dessa faixa etária.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui